segunda-feira, 13 de junho de 2011

O que comer nas festas juninas?




Estamos no mês de junho e com ele vem a famosa festa junina. Neste mês, há muito tempo, comemora-se o dia de Santo Antônio, São João e São Pedro. Os conhecidos "santos casamenteiros".

Esta época é de muita alegria, devido a festas, danças, brincadeiras, confraternizações e muitas comidas típicas: arroz doce, canjica, bolo de milho, cocada, pé de moleque, doce de abóbora, pipoca, batata doce, quentão, vinho quente, estas e outras delícias que só de pensar já nos fazem perder a cabeça! O que fazer para comer todas estas coisas e não sair fora do peso?

A resposta certa para esta pergunta é a seguinte: comer na quantidade adequada. Você pode experimentar de tudo, mas não extrapole na quantidade. Alguns alimentos típicos desta época, apesar de possuírem valor calórico elevado, contêm nutrientes e propriedades funcionais ao nosso organismo, como por exemplo:

Vinho quente: O vinho é originado através da fermentação da uva fresca. Esta bebida apesar de possuir teor alcoólico possui propriedades funcionais para o nosso organismo, segundo estudos. Se consumido com moderação pode proteger o coração contra doenças cardiovasculares, já que possui uma substância chamada flavonóide que tem ação antioxidante, que também combate os radicais livres e proporciona o rejuvenescimento das células. Outra propriedade presente no vinho é o reverastrol, que faz com que aumente as taxas de HDL (colesterol bom) no sangue. Um copo pequeno fornece aproximadamente 190kcal.




Milho: Seja como pipoca, canjica, bolo, o importante é não deixar de experimentar um pouquinho deste cereal. Possui alto valor nutritivo, contendo vitamina C, A, folato, ferro e fibras, em sua composição nutricional. É um alimento de fácil digestão. Uma espiga de milho fornece aproximadamente 108 kcal.





Batata doce: Possuidora de um sabor adocicado irresistível, este carboidrato é fonte de beta caroteno, que ajuda a evitar alguns tipos de câncer. Uma batata doce assada fornece aproximadamente 106 kcal.






Pinhão: Este delicioso petisco é fonte de proteína, tendo também em sua composição nutricional cálcio, magnésio e fibras. Cerca de 5 unidades de pinhão cozido fornecem aproximadamente 51 kcal.



Depois de conhecer um pouco mais sobre estes alimentos, aproveite para não deixar de consumir um pouco de cada neste mês especial.

O segredo para que você não adquira alguns quilinhos nestas festas é o seguinte: não exagere na quantidade. Consuma sempre uma quantidade pequena. Quando for em uma festa junina aproveite não só para comer, mas curta também o clima de alegria, as brincadeiras, a famosa quadrilha e confraternize-se com seus amigos.

Vista a sua roupa de caipira, coloque o seu chapéu de palha e bom arraial para todos!


Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113

Nenhum comentário:

Postar um comentário