Os piores erros de quem faz dieta
- Comer menos calorias do que o necessário. Ninguém aguenta comer tão pouco por muito tempo. As mulheres em média precisam ingerir umas 1.400 Kcal e os homens em torno de 1.800 kcal para diminuir de 2 a 5 kilos por mês.
- Substituir refeições por sucos e frutas. Esses alimentos são importante, entretando não saciam a fome e não possuem todos os nutrientes que o organismo precisa.
- Trocas erradas: pão por biscoito e refeições por sorvetes ou chocolates.
- Comer sempre a mesmo coisa. Quanto maior for a variedade e o número de cores, mais nutritivo será o prato.
- Exagerar nos produtos dietéticos e que foram feitos somente para os pacientes diabéticos. E conforme orientação nutricional. Os alimentos diet, são alimentos que não contém açúcares, porém, possuem mais gorduras do que os alimentos normais, por isso que se diz: diet, só para os diabéticos pois eles não podem consumir açúcares em excessos.
- Tomar muito líquido durante as refeições provoca distensão abdominal e somente sacia a fome no momento.
- Seguir dietas malucas de amigos, revistas, e sites. A dieta deve sempre ser personalizada, cada pessoa é única e tem suas características que devem ser respeitadas.
-Fazer jejum faz com que o organismo aumente a absorção de gorduras e a perda de massa muscular. Ficar muito tempo sem comer é um dos principais erros de quem faz regime. Um longo período sem se alimentar gera uma ansiedade maior e, por conta disso, quando fizer a próxima refeição, a pessoa vai acabar comendo mais do que comeria normalmente.
- Eliminar a ingestão dos carboidratos. O cerébro se alimenta de glicose, portanto ninguém resite muito tempo a restrição de carboidratos e sem contar que a exclusão desse macronutriente altera todo o metabolismo celular.
- Praticar exercicíos físicos sem orientação de um profissional competente.
- Tomar formulações à base de drogas ou ditas naturais: causam ansiedade e dependência.
- Comer muito rápido, cerca de 90% das pessoas se alimentam muito depressa. Isso é ruim porque não traz a sensação de satisfação assim que terminada a refeição. Demora cerca de 20 minutos para o estômago enviar uma mensagem ao cérebro informando que já está satisfeito. Se uma refeição é feita em 10 minutos, não dá nem tempo de informar o cérebro sobre a satisfação alimentar e a pessoa já está com vontade de comer de novo. Por isso que muitos apelam, nessas horas, para os petiscos.
- Se entupir de produtos light. Ser light não significa não ter calorias, açúcares ou gorduras. Significa ter calorias reduzidas pela diminuição de algum nutriente. Esses produtos ajudam a ficar dentro do limite calórico diário, mas não são sinônimos de sucesso garantido e precisam ser consumidos moderadamente.
- Não beber água. Água é essencial para hidratar o corpo e ajudar no controle da fome. - Reduzir o consumo de carboidrato somente à noite. Muitas pessoas pensam que comer alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz e batata, após às 18h é proibido. Realmente o metabolismo no período da noite apresenta menor atividade, mas o corpo continua funcionando até quando você dorme. Portanto, não há diferença se você consumir carboidrato de dia ou de noite, desde que ele esteja em quantidade adequada.
- Cortar a banana do seu cardápio. A banana sempre levou fama de calórica. Mas você sabia que uma unidade média tem só 78 calorias? Além disso, ela é rica em fibras insolúveis, que driblam a fome e a produção excessiva de insulina. A banana ainda preserva a flora intestinal e contém vitamina B6, que alivia a TPM. A fruta também possui triptofano, que favorece a formação do hormônio da alegria e bem-estar, a serotonina.
- Se pesar todos os dias só causa ansiedade em relação à dieta.
Evellen Lima
Nutricionista - CRN8 -6802
Atendimento na Bella Company - Beleza e Nutrição
Avenida Américo Belay, nº 1410 - Jardim Imperial
Maringá - 3228-2781
Atendimento de terça à sábado das 8 às 20 horas
Rua Papa João XXIII, nº 377 - Centro
Marilava - 3232-3651
Data do próximo atendimento: 16/06/2011
Nutricionista da Academia do Sesc de Maringá
Nutricionista da Action Academia em Maringá
Nutricionista da Academia Espartacos em Maringá
Nutricionista da Escola Pró Ensino em Maringá
Nenhum comentário:
Postar um comentário