segunda-feira, 17 de outubro de 2011

  • Horário de verão: não sofra

Reportagem comigo para o Jornal o Diário
Publicada no Suplemento D Saúde no dia 16/10/2011
Por: Fábio Castaldelli


Com o início do horário de verão, os moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar o relógio em uma hora, a partir da meia-noite de hoje (16 e prossegue até o dia 26 de fevereiro de 2012).

A mudança no horário, que tem como objetivo o melhor aproveitamento da luz natural ao entardecer, o que proporciona substancial redução na geração da energia elétrica, entretanto, afeta o relógio biológico.

Dentre os efeitos sentidos nos primeiros dias estão, principalmente, os diretamente ligados à redução das horas de sono, responsáveis por ocasionar a variação de humor e de hábitos alimentares.

Com o tempo, o corpo e a mente se acostumam com o nova rotina. Uns se adaptam mais rápido do que outros, mas a estimativa é que em uma semana a adaptação seja completa.

Acordar mais cedo é difícil no início

Para facilitar este processo, a psicóloga Gescielly Tadei orienta que aceitar as condições impostas pelo horário de verão é fundamental. "Quanto mais se reclama, maior a dificuldade em aceitar a nova condição de vida", diz.

A dica é tentar, mesmo com uma hora a menos de sono, manter o ritmo normal de trabalho e dos afazeres domésticos, em especial, aqueles que têm criança em casa, pois elas são as que mais sofrem nos primeiros dias.

"As crianças não podem ter alterações bruscas de rotina. Manter a harmonia de horários de alimentação e sono são essenciais para seu bom desenvolvimento", completa.


Solução está na mesa

No enfrentamento da mudança imposta pelo horário de verão, o remédio não está em nenhuma prateleira de farmácia, mas sim na escolha do cardápio correto.

De acordo com a nutricionista Evellen Lima, a falta de alguns nutrientes e de hidratação contribuem para agravar o cansaço, as dores de cabeça e o sono excessivo.

Nesse sentido, recomenda-se evitar o consumo de comidas demasiadamente gordurosas. Além disso, tomar café e chá preto e ‘se empanturrar’ no jantar ou dormir sem comer são hábitos desaconselhados, pois se impõem como barreira para o bem-estar.

"Desse modo, a preferência deve ser dada para alimentos menos calóricos e que ganham pelos bons valores nutritivos, como frutas, sucos, legumes e verduras. Tudo isso sem abrir mão, é claro, de uma boa hidratação", sugere.

Tomando essas medidas, a adaptação ao horário de verão tende a ser mais fácil e rápida. No entanto, o conselho é que essas medidas continuem sendo tomadas durante o verão inteiro, já que na estação mais quente do ano o metabolismo se torna mais lento e as sensações desagradáveis causadas pelo novo horário e o calor podem se estender por toda a estação.




http://www.odiario.com/saude/noticia/501597/horario-de-verao-nao-sofra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário