-
Neste outono coma mais frutas
Enquanto as folhas das árvores caem pelo chão dando sinais da chegada do outono, as frutas da estação colorem as bancas de feiras, quitandas e supermercados, convidando o consumidor com seus sabores e preços acessíveis. Contudo, mais do que agradar o paladar e o bolso, as frutas desta época colaboram (e muito) para a saúde dos indivíduos. Veja como.
Olhando para elas você pode não perceber, mas junto com a beleza e o aroma existe ali presente uma importante fonte de água, vitaminas, sais minerais, açúcares, carboidratos, fibras e proteínas, todos eles responsáveis por desempenhar funções essenciais no organismo.
E os benefícios não param por aí. Além de prover tantos nutrientes importantes para a saúde, as frutas em geral ainda têm um baixo valor calórico.
Entretanto, cuidado com as dietas radicais, a base de frutas ou de outro grupo de alimentos, que prometem resultados milagrosos, pois na prática elas se mostram ineficientes.
É até possível perder peso, mas comumente em dietas muito restritivas o que se vê é a recuperação do peso, após o fim da dieta, e em alguns casos até o ganho de peso extra. "Isso acontece porque essas restrições alimentares desregulam o metabolismo", explica a nutricionista Evellen Lima.
Sendo assim, dietas a parte, o indicado é que um adulto – desde que não possua nenhuma restrição médica – consuma diariamente de três a cinco porções de frutas. O segredo para receber diferentes nutrientes é sempre variar na escolha, privilegiando a diversidade.
Elas devem ser consumidas junto com o café da manhã e nos intervalos das principais refeições. Colocá-las no cardápio através de sucos naturais ou serví-las in natura como sobremesa, substituindo assim as adoráveis e calóricas guloseimas, são outras possibilidades para aproveitar com qualidade tudo o que as poderosas frutas são capazes de oferecer.
Reportagem publicada dia 20/03/2011 no site do jornal O Diário Maringá
http://www.odiario.com/saude/noticia/402370/neste-outono-coma-mais-frutas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário