segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Dietas Radicais que afetam a Saúde



Quem nunca quis emagrecer rápido para entrar em um vestido, ir a uma festa ou ficar bem de biquíni ou sunga no verão? Para perder peso de forma meteórica, algumas pessoas apelam para a dieta da Lua (líquida), do abacaxi, das proteínas. Vale até beber água morna ou limão em jejum – o que não faz nenhuma diferença e, no segundo caso, pode até desencadear uma gastrite ou úlcera.

A falta de nutrientes em decorrência da privação alimentar também pode causar fraqueza e cansaço, entre outros sintomas. Por isso, os especialistas recomendaram que quem quer emagrecer passe por uma reeducação, incluindo mais refeições por dia e porções equilibradas.


Você ainda acredita em Dietas da Moda?

Você já parou para analisar quantos livros de dieta surgem a todo o momento, revistas prometendo quilos a menos, alguns falando faça isso, corte aquilo? Não é por menos que os indivíduos possuem inúmeras dúvidas a respeito do que comer, sofrem com dietas malucas e deixam de manter a saúde no topo.


Desculpe-me dizer, mas você deve pensar que sua saúde têm que estar no topo, em qualquer idade.

A dieta da revista não lhe dirá como manter o controle em dias de ansiedade, não lhe dirá como manter todo o peso eliminado, não lhe ensinará o mínimo sobre fisiologia e anatomia humana.


Seu metabolismo deve se manter ativo, infelizmente muitos dizem para manter um consumo de água, por exemplo, sem saber ao certo o motivo. Quando você entende o por que realiza tal atitude, as coisas ficam mais lógicas.

Pense em se manter sempre ativa (o), com peso saudável. Dietas prontas são baseadas a curto prazo. Ainda, você corre o risco de perder músculo ao invés de gordura. Uma perda de tempo. Otimize seu tempo!

Ainda mais, cortando um determinado grupo de alimentos completamente você pode deixar de obter nutrientes essenciais, vitaminas e minerais, que seu corpo necessita para funcionar, protegê-lo contra as doenças e envelhecimento precoce.

Algumas dietas da moda são baseadas em comer um único alimento ou refeição, como a dieta da "banana verde", "banana madura". Brincadeiras a parte, onde estão os alimentos de sua preferência e o prazer das refeições nestas horas? Onde estão as evidências que garantem sua saúde?


Muitos pacientes que realizam dietas da moda perdem muitos fios de cabelos, ficam com as unhas fracas, pele ressecada, sentem-se deprimidos, cansados, com graves problemas circulatórios, sem contar nas doenças tipicamente carênciais, como a anemia ferropriva.

Mas tenho certeza que você quer manter sua saúde no topo!


Pequenas alterações na sua dieta pode ajudar você a atingir um peso saudável, e ainda existem muitas formas de incluir a atividade física em sua rotina. Exercícios só não gastam calorias, como também protegem contra doenças.


Evellen Lima
Nutricionista Clínica e Funcional
CRN8 6802


Fonte: Parte do texto Dietas radicais afetam a saúde e não mantêm peso, dizem especialistas, G1, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário